Os produtos autobronzeadores ainda são desconhecidos de grande parte das brasileiras: representam apenas 2% de todo o mercado de produtos solares. Mas, desde a última década, esses cosméticos enlouquecem as européias, que têm poucas chances de estender a canga na areia durante o ano.
Os autobronzeadores são uma alternativa segura, rápida e eficaz para quem gosta de exibir um tom dourado o ano todo. A grande vantagem é que esses cremes bronzeiam sem causar danos à pele. O efeito é proporcionado pela ação da dihidroxiacetona (DHA), que reage com aminoácidos presentes nas células mortas da camada mais superficial da pele, produzindo um pigmento amarelado chamado melanoidina. É um processo bem diferente dos raios ultravioleta emitidos pelo sol ou pelas camas de bronzeamento artificial, que estimulam a produção de melanina, aceleram o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas e manchas e ainda podem provocar câncer de pele.
O grande desafio na hora do bronzeamento sem sol é dar à pele um tom uniforme. Mas a boa notícia é que a tecnologia tornou o efeito desses cremes mais natural e, com a prática e algumas dicas de especialistas, as chances de manchar a pele são mínimas. O único risco, no entanto, está em acreditar que a cor deixada pelo autobronzeador dispensa o uso de filtros solares. Diferentemente da melanina, que tem um discreto efeito protetor, a melanoidina não é capaz de bloquear os raios ultravioleta. Por isso, sob o sol, mesmo bronzeada, é fundamental aplicar um protetor para evitar queimaduras e manter a pele mais saudável.
Autobronzeamento passo a passo
Aplicar o autobronzeador da maneira correta torna o resultado mais bonito e uniforme. Leia as instruções descritas na embalagem do produto e siga as dicas abaixo para ficar morena na sombra.
CORPO
- Quem quiser depilar ou descolorir os pêlos deve fazer isso um dia antes da aplicação do autobronzeador, para que a pele não fique irritada na hora de passar o produto.
- No dia da aplicação, é importante esfoliar a pele durante o banho, sem esfregar demais. Esse passo é fundamental, porque torna a camada superficial da pele mais uniforme.
- Enxugue bem o corpo, para que a água não interfira na absorção do autobronzeador.
- Espalhe o produto nas mãos e em seguida espalhe na pele, sem deixar nenhuma parte descoberta. É importante não esquecer de passar no peito do pé. Peça ajuda para aplicar o produto nas costas.
- Não exagere na quantidade do produto nos cotovelos e joelhos. São áreas que tendem a ficar mais escuras, porque a camada superficial da pele é mais grossa.
- Depois de aplicar os produtos, as mãos devem ser lavadas e os cantinhos das unhas esfregados, para que não fiquem amarelados.
- Espere secar de 15 a 30 minutos sem vestir sua roupa. A fricção do tecido com a pele pode remover o produto. Esforços físicos devem ser evitados, já que o autobronzeador pode escorrer com o suor.
- O efeito aparece de uma a três horas depois da aplicação.
ROSTO
- Um dia antes, se necessário, depile os pêlos do buço.
- No dia da aplicação, esfolie cuidadosamente a pele do rosto e do pescoço com um produto esfoliante específico para eliminar as células mortas do rosto.
- Enxugue bem.
- Espalhe o produto entre as mãos e, em seguida, no rosto. Para que o resultado fique mais natural, concentre a aplicação na testa, nas maçãs do rosto, no dorso do nariz e no queixo. Na área ao redor dos olhos e sobre o lábio superior aplique uma quantidade menor, dando tapinhas com as pontas dos dedos. Limpe as sobrancelhas com um cotonete úmido para eliminar resíduos do produto nos fios.
- Para evitar manchas, espalhe o autobronzeador o mais próximo possível da raiz dos cabelos, mas sem encostar nos fios.
- Não se esqueça de aplicar o produto no pescoço, na nuca e nas orelhas.
- Lave bem as mãos.
- Espere secar por 15 a 30 minutos. O efeito aparece de uma a três horas depois da aplicação.
Fonte: SiteMarieClaire
Nenhum comentário:
Postar um comentário