Relacionamentos afetam nossa vida de várias formas, mas o que os pesquisadores estão descobrindo é que o casamento contribui para a boa saúde, e pessoas saudáveis tendem a viver mais. De acordo com estudos recentes, mulheres e homens casados são mais propensos a adotar uma dieta saudável e exercitar-se com mais frequência, além de terem menor probabilidade de desenvolver problemas mentais, depressão e alcoolismo. A explicação para o fato ainda não se sabe ao certo. Algumas pesquisas apontam que o "efeito protetor" da saúde do casamento se deve às suas implicações sociais, psicológicas, econômicas e ambientais. Outras pesquisas defendem que pessoas saudáveis são simplesmente mais propensas a se casar. Mas a maioria dos estudiosos acredita que a explicação está na soma dessas duas hipóteses: é fato que pessoas com um estilo de vida voltado para a saúde buscam um relacionamento estável, mas o casamento está associado a certos benefícios que podem aumentar as chances de viver uma vida longa e saudável.
Pessoas com um companheiro têm mais chances de receberem melhores cuidados em épocas de doenças. Um acontecimento muito triste - por exemplo, a perda de um filho - aumenta a mortalidade entre os pais divorciados ou viúvos nos anos seguintes ao evento, o que não acontece entre aqueles que continuam juntos e contam com o apoio um do outro.
Estudos também indicam que a regulação da resposta ao estresse é afetada pelo casamento, e isso tem impacto direto sobre o bem-estar. Segundo as pesquisas, quem vive só responde mais exageradamente ao estresse, o que acaba complicando a pressão sanguínea e elevando o risco de doenças cardiovasculares.
Bom casamento
Porém, não saia por aí pensando que apenas estar casada seja a solução para todos os problemas e signifique que sua vida será ótima e longa. Os estudos também mostram que os benefícios dependem da qualidade do casamento - enquanto uma boa união promove a saúde, um relacionamento ruim pode comprometê-la e trazer consequências negativas para corpo e mente. Um casamento difícil e insatisfatório, dizem as pesquisas, está associado com o aumento da pressão sanguínea.
O melhor conselho, então, é escolher sabiamente a pessoa com quem você irá dividir sua vida. Se já tem um relacionamento estável, trabalhe para que seja forte e positivo. Se está sozinha, adote hábitos saudáveis e cultive os bons amigos. Eles também fazem muito bem à saúde.
Fonte: SaberMulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário